segunda-feira, 30 de março de 2009

Muita coisa boa vem da Brasilândia!

Muita coisa boa vem da Brasilândia!

Neste dia 29 de março, aconteceu um momento especial na vida do povo católico da Região Episcopal Brasilândia: a Peregrinação ao Apóstolo Paulo na Catedral da Sé, considerada o grande evento missionário da Arquidiocese de São Paulo, no Ano Paulino.

Com a participação de pelo menos três mil e quinhentas pessoas, a Catedral ficou lotada com os peregrinos que participaram da Santa Missa celebrada às 15h00, com a presidência do arcebispo metropolitano Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer. Concelebrada pelo Vigário Episcopal Dom José Benedito Simão, os Padres, os Diáconos e todo o povo da Brasilândia, a Santa Missa marcou os Vinte Anos de caminhada dessa Região Episcopal.

Parabenizamos a todos os envolvidos, que de uma forma ou de outra, se dispuseram a trabalhar com afinco e amor para que os objetivos de nossa peregrinação fossem alcançados. Desde o Cardeal, o Bispo Auxiliar, Padres, Diáconos, Religiosos e Religiosas, Consagrados e Consagradas e, principalmente, Leigos e Leigas, sentiram que em toda a Celebração, não aconteceram momentos teatrais, mas, momentos de verdadeira expressão da fé de um povo lutador e perseverante na busca de realizar o Amor Cristão em todas as suas dimensões. Cada peregrino procurou dar o melhor de si neste evento.

Todas as equipes e lideranças envolvidas na preparação do evento, desde os primeiros momentos, participaram com um compromisso pessoal na busca das condições para que a Peregrinação à Catedral, inspirada pelo amor Paulino, refletisse o amor do povo da Brasilândia por sua Igreja, procurando levar a mensagem da Caridade anunciada e vivenciada por nosso Senhor Jesus Cristo.

Desde o Secretariado da Cúria Regional (que, além de profissionais, agiram com amor) até o dono da Padaria da esquina (que contribuiu com os pãezinhos da Peregrinação a pé), desde a Equipe de Liturgia até os músicos, dos motoristas dos carros de som e de apoio até os leitores, do salmista aos organizadores dos momentos litúrgicos, dos casais de cada Setor nas oferendas até a comentarista, dos padres aos diáconos permanentes, de cada Comissão, Movimento e Grupos das novas comunidades aos anônimos que se empenharam nesta empreitada, dos policiais dos diversos Batalhões e da CET, dos organizadores da Peregrinação a Pé aos que elaboraram a carta ao Prefeito, todos sem exceção participaram e foram marcados pela grandiosidade da fé necessária para este evento. Cada Setor participou e assumiu seu compromisso com a Peregrinação.

Dois momentos marcaram de forma diferenciada nossa Peregrinação: a Caminhada a Pé do Largo Cliper na Freguesia do Ó até a Catedral, com cerca de 300 peregrinos e o momento de reflexão na Praça do Patriarca, onde foi entregue ao representante do poder municipal, uma carta com as principais necessidades do povo da Região Brasilândia.

Como esquecer das dezenas de ônibus que saíram dos rincões da Brasilândia, levando cerca de três mil peregrinos entre crianças, jovens e idosos para a caminhada da Praça até a Catedral? Como apagar da memória a caminhada da Praça do Patriarca até a Catedral, avivando nosso Centro Velho com milhares de vozes rezando e cantando? Como esquecer na visita de Nossa Senhora do Ó ao Apóstolo Paulo?

Parabéns Região Episcopal Brasilândia! Parabéns ao nosso Arcebispo pelo convite à Peregrinação! Parabéns ao “nosso Dom Simão” por acreditar neste povo humilde, mas, com muita fé! Parabéns Dom Simão pela perseverança e presença em muitas das reuniões da Comissão Executiva do Conselho Regional de Pastoral! Parabéns aos que, mesmo não citados, ajudaram ao sucesso dessa manifestação de fé!

São Paulo Apóstolo, rogai por nós!

Louvado seja nosso sempre Senhor Jesus Cristo!

Diácono Franco Abelardo

Região Episcopal Brasilândia

Nenhum comentário: