terça-feira, 30 de setembro de 2008

Eleicões 2008: Dom Tomé

Republicamos este artigo desenvolvido pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Tomé Ferreira da Silva, da Região Episcopal Ipiranga. O tema é apropriado para nos orientar para a Votação que acontece no próximo fim de semana.

Estamos a menos de um mês das eleições municipais no Brasil, oportunidade para escolher um prefeito digno e bons vereadores para nossa cidade. É um momento significativo e importante da vida social, pois dos escolhidos dependerá, em grande parte, a vida da cidade nos próximos anos.

Não é fácil estabelecer critérios objetivos que orientem as escolhas políticas no Brasil. A inexistência de partidos políticos consistentes, o despreparo para um criterioso discernimento, a corrupção e o clientelismo são fatores que influenciam negativamente.

Em São Paulo não faltam alternativas de candidatos para a Prefeitura e para a Câmara dos Vereadores, são postulantes de todos os partidos políticos, oriundos dos mais diversos setores da sociedade. Para os eleitores paulistanos é uma questão de escolher corretamente.

O candidato tem uma vida pessoal e pública conduzida por uma ética de inspiração cristã? As propostas apresentadas são viáveis e em benefício da coletividade? O partido político postula princípios em consonância com os valores cristãos?

As respostas às perguntas acima podem ajudar no bom discernimento na escolha dos candidatos. Precaução diante de propagandas falaciosas e teatralizadas e atenção ao currículo dos candidatos são atitudes necessárias.

Votar bem é um gesto de amor, pois a caridade cristã deve marcar presença na política, que deve ser abraçada em vista do bem comum. Somos responsáveis pelos nossos atos, também pelo nosso voto. Votar mal não combina com vida cristã autêntica.

Votar não deveria ser uma obrigação imposta pelo Estado, mas um ato livre do cidadão. Ao votar, devo fazê-lo responsavelmente, consciente de que é minha contribuição para o bem da cidade que amo. Com o seu voto consciente, vençam os melhores!

+Tomé Ferreira da Silva - Bispo Auxiliar de São Paulo.

Nenhum comentário: