Justiça obriga SUS a pagar cirurgia de mudança de sexo
União ainda pode entrar com recurso no STJ para tentar suspender a decisão.
Para Ministério Público, cirurgia para transexuais pelo SUS é um direito constitucional.
O Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região estabeleceu um prazo de 30 dias para que o Sistema Único de Saúde (SUS) passe a realizar cirurgias de transgenitalização, conhecida como mudança de sexo. A União ainda pode entrar com recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A decisão abrange todo o território nacional. Em caso de descumprimento do prazo, o SUS terá de pagar multa diária de R$ 10 mil.
Para o Ministério Público Federal, que moveu a ação contra a União, possibilitar a cirurgia para transexuais pelo SUS é um direito constitucional, que abrange princípios do respeito à dignidade humana, à igualdade, à intimidade, à vida privada e à saúde.
A União argumenta que a questão é polêmica. Além do questionamento da legalidade da operação, há impossibilidade de recursos orçamentários para a cirurgia. A União alega que a operação atualmente tem caráter experimental e é realizada apenas em hospitais universitários ou públicos adequados à pesquisa.
Fonte: G1 Globo
Pois é, nosso maravilhoso, moderno e eficiente sistema de saúde pública, agora oferece mais essa possibilidade! Os quase 0,000001% da população brasileira devem ficar contentes. O governo vai com certeza priorizar o atendimento a essa importante necessidade do povo brasileiro. Enquanto isso nós, os humildes 99,999999% da população, aguardamos pacientemente cerca de tres meses para agendar uma consulta e mais uns dois meses para se conseguir realizar alguna exames.
Nada como termos um governo bem democrático e popular!
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário