quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Campanha da Fraternidade 2008

Anualmente a CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasi - desenvolve um tema para a Campanha da Fraternidade, resultando sempre numa grande oportunidade para conscientizar as pessoas no convívio social. Geralmente, o tema da defesa da vida está presente em todas as campanhas, sob diversos diversos, inclusive várias campanhas utilizam o têrmo "Vida".
Em 2008 o foco vai voltar para duas áreas problemáticas na sociedade atual, que é a situação da vida no início e no seu final. A questão do nascituro e de sua mãe; a questão do início da vida; a questão do aborto; a manipulação de embriões humanos; a bioética e a questão dos idosos e doentes (principalmente em estado terminal).
No mundo da biotecnologia, então temos a problemática da manipulação genética, da clonagem e passamos ainda à questão dos transgênicos, da biodiversidade, da própria ecologia e sobrevivência do planeta.

A mensagem bíblica na questão da vida é bem clara: somos criados à imagem e semlhança de Deus. O ser humano é co-criador de Deus na própria criação e tem uma responsabilidade única entre todos os seres vivos: tornar esse mundo mais humano e de acordo com a vontade do Pai. Daí que, o anúncio de uma antropologia integral, passa a ser fundamental nessa temática da defesa da vida e, inclusive, convivemos com o fenômeno cultural que vai introjetando nas pessoas uma inversão de valores. O que antes era um grave defeito se torna virtude. Exemplo: não matar sempre foi um mandamento respeitado na consciência de todos, mas de repente coitadinho daquele meu avô que está doente, então vamos abreviar o seu sofrimento. Então, matar se torna sinônimo de amor, de caridade. Coitadinha daquela criança que vai nascer numa família pobre, sem educação, então vamos impedir que ela nasça, para que não criemos mais bandidos...!! Então, existe uma inversão de valores que surgiu e está se arraigando.

Que nesta Campanha da Fraternidade de 2008, mais uma vez os diáconos permanentes, homens que convivem na sociedade na família e no mundo do trabalho, seja verdadeiros missionários de Cristo, levando discernimento e consciência a todos

Nenhum comentário: