quarta-feira, 8 de outubro de 2008

SÍNODO DOS BISPOS 2008 - IV

O que é um Sínodo dos Bispos?

07/10/2008

O Sínodo dos Bispos é uma instituição permanente decidida pelo Papa Paulo VI em 15 de setembro de 1965, em resposta ao desejo dos Padres do Concílio Vaticano II, para manter vivo o autêntico espírito que se formou com a experiência conciliar..

O Sínodo dos Bispos é uma instituição permanente decidida pelo Papa Paulo VI em 15 de setembro de 1965, em resposta ao desejo dos Padres do Concílio Vaticano II, para manter vivo o autêntico espírito que se formou com a experiência conciliar. Nesses dias se realiza em Roma o Sínodo dos Bispos dedicado à Palavra de Deus.
Sínodo é uma palavra grega "syn-hodos" que significa "reunião", "congresso". O significado originário da palavra, “caminhar juntos”, expressa muito bem a íntima essência do Sínodo, o qual justamente é “uma expressão particularmente frutífera e o instrumento da colegialidade episcopal", como disse João Paulo II.
O Sínodo é, de fato, um local para o encontro dos Bispos entre si, em torno e com o Pontífice, um local para o intercâmbio de informações e experiências, para a busca comum de soluções pastorais válidas universalmente. Sinteticamente, portanto, o Sínodo dos Bispos pode-se definir assim: uma assembléia dos representantes do episcopado católico que tem a tarefa de ajudar com conselhos o Papa no governo da Igreja universal.

Fonte: site H2O News

Nenhum comentário: