sábado, 11 de outubro de 2008

SÍNODO DOS BISPOS V: JOÃO PAULO II

Na sessão do dia 9 de outubro, o Sínodo dos Bispos, lembra João Paulo II e destaca renovação das paróquias

João Paulo II

Na manhã de ontem foram discutidos diversos temas no Sínodo dos Bispos, em Roma, entre eles, a necessidade de renovar as paróquias. Segundo a Rádio Vaticano, “válido instrumento para levar os fiéis a uma relação vital com o Senhor”. Outro assunto levantado foi a exegese bíblica. “Ouviu-se na Sala do Sínodo, exegese e teologia caminham em direções separadas. Ou melhor, parece que se dá mais credibilidade àqueles que se distanciam mais das verdades contidas no texto sagrado”, lembra a Rádio.

No encerramento da sessão, João Paulo II foi lembrado com uma salva de palmas. Seu nome foi citado pelo arcebispo de Cracóvia, cardeal Stanislaw Dziwisz, que foi durante muitos anos secretário pessoal de Karol Wojtyla. Em recordação à Carta Apostólica “Novo Millennio Ineunte”, de 2001, o cardeal Dziwisz recordou a necessidade de testemunhas apaixonadas pelo evangelho.

Ecumenismo e sua relação com as sagradas escrituras, também entrou em pauta no debate de ontem. Os padres sinodais defenderam a reaproximação das diversas confissões cristãs e destacaram que as tentativas e estratégias não dependem apenas de vontade humanas.

Fonte: site CNBB

Nenhum comentário: