terça-feira, 14 de outubro de 2008

SÍNODO DOS BISPOS VIII: Leigos são anunciadores da Palavra de Deus!

“Os leigos devem ser preparados anunciadores da Palavra de Deus”, recorda o arcebispo de Belo Horizonte Dom Walmor Oliveira de Azevedo, participante do Sínodo dos Bispos.

“No número 225 do Documento de Aparecida, nós pastores concluímos que muitos deixam a Igreja Católica buscando outros grupos religiosos não por aquilo que esses outros grupos religiosos pensam, nem por razões dogmáticas, mas por razões pastorais e metodológicas na nossa Igreja”, disse dom Walmor.

“Os leigos não podem ser simplesmente receptores da palavra, mas seus ouvintes fiéis e também preparados anunciadores”, afirmou o arcebispo, citando o número 50 do Instrumento de Trabalho do Sínodo. Segundo informou à Rádio Vaticano, dom Walmor pediu que os órgãos competentes da Santa Sé, como por exemplo, Congregação para a Doutrina da Fé, Congregação para a Liturgia e a Disciplina dos Sacramentos, estudem o modo de dar aos leigos, “no contexto de nossa Igreja, missões, ministérios - como o Ministério da Palavra, em função da catequese, dos grupos bíblicos e, sobretudo, da celebração da palavra, [com] uma oficialidade, em nível normativo e ritual, de tal modo que nós possamos cobrir com uma grande rede de ministros todos os espaços onde as pessoas estão”, afirmou.

Dom Walmor ressaltou que, com a leitura orante da bíblia, “vamos dar uma grande resposta missionária no nosso contexto e fazer uma mudança e uma presença significativa, não simplesmente para afrontar ou responder aos desafios daqueles que deixam a Igreja, mas para dar repostas ao relativismo e aos problemas morais e, sobretudo, conscientização social e política à luz do evangelho que encontramos na palavra de Deus”.

NR.: ANIMAI-VOS! Esta é a resposta do Sínodo à atual situação de falta de valores que vive a humanidade. É preciso uma nova postura evangélica, resgatando os fundamentos de nossa fé no Cristo modelo de Vida e Dignidade. A Bíblia é uma das fontes do conhecimento da vontade de Deus e do testemunho do amor cristão.

Um comentário:

BENEDITO PEDRO - DIÁCONO PERMANENTE disse...

Paz e bem!
E em tudo isso os DIÁCONOS tem uma importância fundamental o de estar a serviço também na orientação aos leigos, abraço fraterno