terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Lei Natural é valor irrenunciável - Bento XVI

No dia 5 de dezembro, o Papa Bento XVI no discurso para a Comissão Teológica Internacional, na cidade do Vaticano afirmou: "É necessário criar na cultura e na sociedade civil e política as condições indispensáveis para uma plena consciência do valor irrenunciável da lei moral natural".

O fim do mandato qüinqüenal da Comissão permitiu ao Papa avaliar os temas tratados neste período. Em especial, sobre o papel da teologia, o pontífice notou que deve, sim, responder à necessidade humana de transcendência e de orientação. Porém, a teologia deve colocar a questão concernente à verdade da fé, e não simplesmente interrogar-se acerca da sua eficácia prática e social. A virtude fundamental do teólogo é buscar a obediência à fé, que o torna colaborador da verdade.

Temos sempre defendido a proposta de que a Teologia deve sempre caminhar junto com a fé. Há que se cuidar para que nossas reflexões tenham a clareza subsidiada pela Teologia, porém, aliada ao mistério da vinda salvífica de nosso Senhor Jesus Cristo.

Fonte: H2O News

Nenhum comentário: