
A Igreja Católica está cada vez mais presente na formação integral da pessoa humana. Em muitas faculdades paulistas, funciona a Pastoral Universitária: um espaço onde os estudantes refletem sobre a importância do conhecimento e de sua finalidade para o bem estar da sociedade.
Em reunião no dia 10 de outubro de 2007, na Cúria Arquidiocesana de São Paulo, estiveram presentes os Diáconos Permanentes Francisco Carlos Pereira Kumagai, Franco Antonio Abelardo, Lácio Leonel e Luiz Carlos de Laet. Com a presença e orientação do Bispo Dom José Benedito Simão, Assessor da Pastoral da Educação e da Pastoral Universitária da Arquidiocese de São Paulo, tem início a Diaconia Universitária na Arquidiocese.
Tem esta, o objetivo principal de concatenar as atividades desenvolvidas pelas diversas Pastorais já existentes nas Escolas de Ensino Superior da Arquidiocese. Lembrou-se que existem experiências com excelentes resultados que precisam ser aproveitados para toda a Arquidiocese. Compete à Diaconia (comissão formada por diáconos), levantar todas as ações positivas desenvolvidas nessas escolas pelas pastorais, orientadas por seus coordenadores. A partir dessas informações, serão estabelecidos critérios para um projeto de trabalho em todas as escolas da Arquidiocese, inclusive as que ainda não tem a Pastoral implantada. Compete aos diáconos, elaborarem esses levantamentos e proporem um plano de trabalho condizente com as orientações apresentadas nos documentos da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Esperamos assim conscientizar, cada vez mais, nossos futuros profissionais a se utilizarem do saber humano para levar vida e dignidade às pessoas, principalmente aos menos favorecidos por nosso atual sistema social. A Igreja procura assim configurar o universitário ao Cristo servidor.
Texto redigido pelo Diácono Permanente Franco Abelardo da Arquidiocese de São Paulo – outubro de 2007


Nenhum comentário:
Postar um comentário