CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 21 de janeiro de 2008 (ZENIT.org).- Em meio à atual "crise educativa", a escola católica não pode perder sua identidade: sua perspectiva humana e cristã, afirma o Papa.
Bento XVI deixou esta mensagem aos participantes da assembléia plenária da Congregação para a Educação Católica, reunidos hoje no Vaticano.
"A escola católica, que tem como missão primária formar o aluno segundo uma visão antropológica integral, apesar de estar aberta a todos e respeitando a identidade de cada um, não pode deixar de apresentar sua perspectiva educativa, humana e cristã", afirmou o Papa.
O bispo de Roma apresentou "o novo desafio que torna ainda mais aguda a globalização e o crescente pluralismo, ou seja, o encontro das religiões e das culturas na busca comum da verdade".
"A acolhida da pluralidade cultural dos alunos e dos pais tem de enfrentar necessariamente duas exigências: por um lado, não pode excluir alguém em nome de sua pertença cultural ou religiosa; por outro, uma vez reconhecida e acolhida esta diversidade cultural e religiosa, não deve ficar em mera constatação", afirmou.
Segundo o Papa, "isso implicaria negar que as culturas se respeitem verdadeiramente quando se encontram, pois todas as culturas autênticas estão orientadas para a verdade do homem e para seu bem".
Bento XVI assegurou que "os homens, procedentes de culturas diferentes, podem falar-se, compreender-se muito além das distâncias de espaço e de tempo, pois no coração de cada pessoa se encontram as mesmas grandes aspirações ao bem, à justiça, à verdade, à vida e ao amor".
Será que em nosso país, conseguiremos implementar essa Identidade? O Brasil encontra-se em uma das maiores crises educacionais de sua história, porém, nossos governantes não tem o menor interesse em solucionar essa questão. Quanto menos cultura e conhecimento, mais facilmente se engana e se domina um povo. Precisamos conscientizar nossos educadores para que ampliem essa mensagem do Sumo Pontífice e, na medida do possível, colocar em prática essas propostas.
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