Celebrações marcam início do Ano Paulino no Brasil
As principais catedrais e igrejas do Brasil terão celebrações especiais no próximo final de semana, para marcar o início do Ano Paulino.
A Família Paulina, composta por cinco congregações religiosas (Paulinos, Paulinas, Discípulas, Irmãs de Jesus Bom Pastor e Apostolinas), divulgou esta terça-feira algumas iniciativas confirmadas.
Na Catedral da Sé, em São Paulo, o cardeal Odilo Pedro Scherer presidirá à missa no domingo 29 de junho, às 11h, momento em que se reunirão as diversas regiões episcopais e pastorais da Arquidiocese.
No Rio de Janeiro, a Família Paulina celebrará a Abertura do Ano Paulino no dia 3 de julho às 18h30. A missa será na igreja do Bom Parto, com a presidência de Dom Edson de Castro Homem, bispo auxiliar do Rio de Janeiro.
Já em Belo Horizonte, haverá missa no dia 29, na paróquia Santa Mônica, transmitida pela TV Horizonte.
Em Brasília, a abertura do Ano Paulino será no domingo, às 10h30, com missa na Catedral Metropolitana, presidida por Dom João Braz.
Na arquidiocese de Fortaleza, a abertura será também no domingo, com Celebração Eucarística às 8h, presidida por Dom José Aparecido Tosi Marques, transmitida pela TV Ceará.
Os Padres e Irmãos Paulinos e Família Paulina reúnem-se no Santuário de Aparecida para celebrar a abertura do Ano Paulino, no dia 12 de julho, às 9h, com solene Eucaristia presidida pelo cardeal Odilo Scherer. Esta celebração será transmitida por 4 TVs católicas: Rede Vida, Aparecida, Nazaré e Horizonte.
Outras iniciativas
Com o intuito de tornar São Paulo mais conhecido, a Família Paulina imprimiu 500 mil livrinhos «Conheça o Apóstolo Paulo», de autoria do biblista pe. José Bortolini.
Confeccionaram-se ainda 14 mil cartazes e 80 mil orações a São Paulo para distribuição. Com todo esse material se fez um kit, enviado para todas as paróquias e bispos do Brasil, procurando popularizar subsídios sobre o apóstolo.
Para o mês de setembro, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) selecionou para reflexão do mês da Bíblia a Primeira Carta aos Coríntios. A Paulus Editora, em parceira com o Centro Bíblico Verbo, apresenta este conteúdo no folheto Bíblia-Gente, no formato de círculo bíblico.
Acaba de sair, em co-edição entre edições Loyola, Paulus e editora Vida Nova, o «Dicionário de Paulo e suas cartas», bem como sairão ou já saíram outros livros, como a «Novena a São Paulo», «Paulo de Tarso – história de um apóstolo».
Prepara-se para o mês de março de 2009 um simpósio sobre o apóstolo em São Paulo, contando com a presença de especialistas em Escritos Paulinos.
O SEPAC (Serviço à Pastoral da Comunicação) promoverá, no segundo semestre de 2008, dois cursos sobre o Apóstolo Paulo para agentes de pastoral e demais interessados. Os Centros de apostolado da Família Paulina em todo o Brasil promoverão cursos.
Fonte: site Zenit
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário