Fé e razão na universidade
400 professores de 26 países se reuniram no VI Simpósio de docentes universitários, organizado pelo Vicariato de Roma, que se realizou de 5 a 8 de junho de 2008 na Pontifícia Universidade Lateranense.
“A filosofia e a teologia devem ter como objetivo alargar os espaços da racionalidade em um diálogo profundo com a ciência”, afirmou o cardeal Camilo Ruini, Vigário do Papa para a diocese de Roma, na sessão inaugural da qual participou também o recém-eleito prefeito de Roma, Gianni Alemanno.
O estudo se dividiu em 4 áreas de investigação filosófica: ciência, religião, antropologia e sociedade.
O presidente do Pontifício Conselho para a Cultura descreve o decisivo papel do professor universitário.
Dom Gianfranco Ravasi - Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura
“É muito importante este congresso no qual se reúnem especialistas e acadêmicos universitários de diferentes países para estudar um tema muito importante como é a filosofia. A filosofia que, em certo sentido, une a fé com a investigação científica”.
“Este congresso é interessante porque convoca países, línguas e culturas diversas para uma reflexão comum dos que têm como objetivo a educação dos jovens dentro da universidade, para que sejam capazes de interrogar-se verdadeiramente sobre as perguntas importantes”.
“Um autêntico professor universitário, um verdadeiro mestre, deve conseguir que seus alunos se interroguem acerca do sentido último da história e de sua própria vida”.



Nenhum comentário:
Postar um comentário