terça-feira, 29 de julho de 2008

Retiro Diáconos Arquidiocese de SP - 2008


Nos dias 25, 25 e 27 de julho, os diáconos permanentes da Arquidiocese de São Paulo, realizaram o Retiro Anual. Realizado no Centro Pastoral Santa Fé, contou com a pregação do Frei Paulo Gollarte, da Ordem dos Carmelitas, que propôs o tema: Cristo, o revelador de você mesmo!

O Retiro propiciou aos diáconos, momentos de reflexão da ação transformadora da experiência de conhecer mais a Cristo. Frei Paulo alertou os ministros ordenados que “falar de Deus” é um compromisso diário, porém não se de esquecer de “falar com Deus”. Desta forma, testemunhamos o Cristo que se revela em cada um de nós.

Nessa linha foram trabalhados temas envolvendo a experiência de Paulo apóstolo por excelência que, mesmo após a conversão, passou momentos de deserto na prática dos ensinamentos cristãos.

“Precisamos fazer a experiência transformadora do Cristo: servir com mais consciência e caridade aos nossos irmãos e irmãs”, salientou o Frei. Muitas vezes na atribulação do dia a dia, deixamos que as satisfações imediatas tomem conta de nossa mente, acreditando ter realizado um bom serviço. O perigo para o ministro ordenado é pensar que atingiu o limite de sua capacidade e criatividade, principalmente quando é elogiado pela comunidade ao desempenhar um serviço. Cada dia temos novos desafios que só serão superados com a fé e com o constante testemunho da vida do Cristo.

Durante o Retiro, os diáconos e suas esposas tiveram momentos intensos de oração e reflexão. A presença e as orientações do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, animaram a caminhada dos diáconos e suas esposas em levar o Cristo aos mais necessitados. "Cada um de nós tem vocação ao discipulado e à missão de resgatar a dignidade da vida em todas as suas manifestações", propôs o cardeal. Somos convidados a vivenciar este Ano Paulino conhecendo mais a vida desse apóstolo, principalmente no aspecto missionário de seu trabalho. "Precisamos resgatar a(s) ovelha(s) perdidas do rebanho", ponderou.

Nossa sociedade precisa de testemunho de vida cristã e, os diáconos, pela sua inserção no meio social e na família, sinalizam a presença do Cristo na prática do amor.

Nenhum comentário: