terça-feira, 8 de julho de 2008

Seminário das Pastorais Sociais e o Diaconato

Realizado nos dias 4, 5 e 6 de julho, o Seminário do Fórum das Pastorais Sociais e Organismos, da CNBB Sul 1, teve como tema central a "Missão das Pastorais Sociais".

Os oitenta agentes presentes ao evento, vivenciaram a importância da mobilização dos bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas na caminhada em busca de melhores condições para os menos favorecidos de nossa sociedade.

Ano passado, por iniciativa do presidente da Comissão Regional de Diáconos do Sul 1, o diácono José Carlos Pascoal, tivemos um diácono nos representando. Neste ano, atendendo ao chamado, tivemos seis diáconos que participaram ativamente do Seminário. O Clero do Estado de São Paulo coloca em prática a mensagem evangélica de Cristo, que coloca a Caridade como ministério prioritário do diácono.

Hoje são os novos rostos das "viúvas e orfãos" de nossa sociedade que precisam ser "alimentados", tanto na raiz da palavra como nas necessidades habitacionais, educacionais e no trabalho. O diácono representa o Jesus que além da Palavra e da Eucaristia, se oferece como testemunho de amor ao próximo, participando ativamente na busca de soluções aos grandes problemas de nossa sociedade.

Colocamos nossas orações para que a cada dia mais colegas diáconos sejam envolvidos nas Pastorais Sociais, para que mais pessoas encontrem o verdadeiro sentido do amor cristão e que, conforme o Documento de Aparecida, que todos tenham vida e a tenham em plenitude.

Nenhum comentário: