sábado, 5 de julho de 2008

Seminário Fórum das Pastorais Sociais e Organismos

O cultivo da Mística e da Espiritualidade, individual e comunitária no serviço das pastorais sociais. Essa foi a reflexão de abertura do Seminário das Pastorais Sociais e Organismos que teve início na noite de ontem, no Centro Pastoral Santa Fé, (via Anhangüera, altura do KM 25,5), na arquidiocese de São Paulo. O seminário, que faz parte das atividades do Fórum das Pastorais Sociais da CNBB - Regional Sul 1, reúne cerca de 80 pessoas representando as dioceses do Estado de S. Paulo. Estão presentes ainda representantes do Reciclázaro e do Fórum Social.

Após o momento de mística, onde se destacou a Mística das Pastorais Sociais, Pe. Nelson Rosselli Filho, secretário adjunto do regional saudou, acolheu os presentes e coordenou a noite. Em seguida, Ary Alberti (foto) da Pastoral dos Migrantes apresentou um histórico das edições anteriores dos seminários realizadas desde 2004. Ele destacou o progresso de iniciativas que têm colhido bom resultado. Um exemplo recente, é o Plebiscito Popular da Vale do Rio Doce. “Conseguimos atingir 57% dos municípios brasileiros com a implantação das urnas dos votos e o envolvimento de 120 mil voluntários militantes envolvidos na campanha. Iniciativas como essa, mostram a nossa força de organização, mobilização e do processo pedagógico já realizado”. Ao encerrar sua breve exposição, Ary Alberti despertou aos participantes, um “novo olhar”, “olhando para frente, qual é a nossa missão diante da realidade que nos interpela?

Para hoje a pauta prevê a Análise de Conjuntura feita pelo padre Alfredo Gonçalves do Setor Social da CNBB. E com o tema central “A missão da Pastoral Social”, assessoria de Padre Ari Antonio do Reis e Neusa Mafra, da equipe de redação do livro "A Missão da Pastoral Social", lançado recentemente pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB.

O seminário contará ainda com reflexões, momentos de mística e celebrações eucarísticas. A Celebração Eucarística do dia 05 de julho à tarde, será presidida pelo Bispo da diocese de Santos e Presidente da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz no regional, Dom Jacyr Francisco Braido.

No seminário participam 5 diáconos peramanentes do Regional Sul 1: Luiz Moreira de Itapetininga; João Silvino de Jundiaí; Valter de Caraguatatuba; Pascoal de Salto e Franco da Arquidiocese de São Paulo.

Nenhum comentário: