quarta-feira, 9 de julho de 2008

Vaticano e a Ordenação de Bispas Anglicanas

Comunicado Vaticano diante da decisão anglicana sobre ordenação episcopal de mulheres

O Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos comunicou na terça-jeira, 8 de julho de 2008,sua postura frente à decisão da Igreja da Inglaterra, fda decisão do Sínodo Geral de ser favorável à ordenação episcopal de mulheres.

Segue o comentário:

Recebemos com pesar a notícia do voto da Igreja da Inglaterra que abre o caminho à introdução da legislação que leva à ordenação de mulheres no episcopado. A posição católica sobre esta matéria foi expressa claramente pelo Papa Paulo VI e pelo Papa João Paulo II. Uma decisão assim significa uma ruptura na tradição apostólica mantida por todas as Igrejas do primeiro milênio, e por este motivo um ulterior obstáculo para a reconciliação entre a Igreja Católica e a Igreja da Inglaterra.

Para o futuro, esta decisão terá conseqüências para o diálogo, que até agora havia dado bons frutos, como o cardeal Kasper explicou claramente ao dirigir-se, em 5 de junho de 2006, a todos os bispos da Igreja da Inglaterra por convite do arcebispo de Canterburry.

A Tradição e o Magistério da Igreja Católica Apostólica fundamenta-se no patriarcado e, dificilmente, haverá um Papa que altere essa linha de raciocínio. Jesus viveu numa época em que as mulheres eram classificadas pelos homens em geral, por sua força física e não sua capacidade intelectual. Acredito que chegará um momento em que essa postura será devidamente estudada e, quiçá, revista. Muitos clérigos pensam assim porém, por obediência, respeitam as orientações do Vaticano.

Nenhum comentário: