terça-feira, 6 de maio de 2008

CAD-SP: 1º Encontro de Formação Diaconal

A Comissão Arquidiocesana de Diáconos de São Paulo promoveu no sábado dia 3 de maio, o primeiro Encontro de Formação para Diáconos. O evento foi realizado no Centro Pastoral do Belém e contou com a participação do presbítero acompanhante Pe. Antonio Carlos Rossi Keller e compareceram 35 diáconos permanentes.
O Encontro iniciou com a Oração das Laudes e a seguir o grupo tomou o café da manhã num clima de saudável irmandade eclesial. A partir das 9 horas, tivemos a presença do arcebispo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, que partilhou seu pensamento sobre a vocação diaconal e seu contexto na Arquidiocese de São Paulo e na Igreja Universal.
Dentre outros pontos, contextualizou o diaconato na situação das "viúvas e orfãos" da grande metrópole, tanto nas periferias como no centro velho onde existe um enorme trabalho social a ser realizado. Com o lema "Deus habita esta cidade", o purpurado convidou os diáconos a empenharem-se no exercício da Caridade, além de suas atribuições no anúncio da Palavra e na Liturgia.
Como uma reunião de irmãos, foram apresentados pelos diáconos alguns pontos em que o Reverendíssimo Cardeal manifestou seu posicionamento e providências para que o exercício do ministério diaconal caminhe na direção da Evangelização e Comunhão, principalmente visando aos que estão fora das conquistas sociais de nosso tempo.
A diretoria da CAD se reuniu com os diáconos presentes e realizou sua reunião mensal, apresentando um panorama das ações do Diaconato no Brasil e abordando assuntos de interêsse aos diáconos da Arquidiocese. O Pe Keller, assim como Dom Odilo, enfatizou a importância dos encontros dos diáconos para que todos possam trocar experiências da vida ministerial e assim, caminharmos com o apoio de todo o Clero.
Após o Oração da Hora Média, foi servido um substancioso almoço, proporcionando mais um momento de descontração e fraternidade entre os diáconos presentes.
O Pe. Baronto discorreu sobre o tema da Celebração da Palavra, abordando sua importância dentro das comunidades, principalmente aquelas onde a Celebração Eucarística não acontece com a frequência desejada. Foram apresentados esquemas celebrativos e passadas orientações para que o rito seja entendido como um sacramental na vida do povo. As celebrações da Palavra, com certeza contribuem e incentivam o anúncio do Evangelho e podem ser realizadas em muitos outros momentos da vida da comunidade, mesmo onde regularmente sejam celebradas as Santas Missas.
O Encontro de Formação proporcionou a todos uma reflexão sobre o compromisso do diácono, como clérico, a serviço da Igreja na evangelização desta metrópole.
"Sirvam com alegria, pois, este é o melhor convite à vocação para outros homens que desejam integrar este ministério".

Nenhum comentário: