sexta-feira, 30 de maio de 2008

Reflexão: 9º Domingo Tempo Comum A




O Evangelho do domingo 1º de junho de 2008

Evangelho: Mt 7,21-27 = A casa construída sobre a rocha e a casa sobre a areia.
"Portanto, todo aquele que ouve estas minhas palavras, e as põe em prática, será como um homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha".
Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no reino dos céus mas quem fizer a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome, não expulsamos demônios em teu nome, não fizemos muitos milagres em teu nome?’ Então lhes declararei: Nunca vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal . Portanto, todo aquele que ouve estas minhas palavras, e as põe em prática, será como um homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchurradas, sopraram os ventos e deram contra a casa, mas ela não desabou. Estava fundada na rocha. Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será como um homem tolo que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchurradas, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela desabou. E grande foi sua ruína".
A reflexão ajuda a compreender que religião é um jeito de viver, que depende da “opção fundamental” pelo Evangelho. Depende de uma escolha e de uma decisão: viver fundamentado no Evangelho; aceitar Jesus como Mestre da vida; fazer-se discípulo de Jesus. O discípulo vive na justiça, na fraternidade, no respeito para com todos, no esforço para fazer um mundo mais humano, cultiva os valores da família, não apela para a violência, é construtor da paz... É alguém que pensa com a cabeça de Jesus, com as orientações do Evangelho. O jovem que se faz discípulo de Jesus não se mete em drogas, por exemplo. O pai e a mãe de família que fazem do Evangelho o seu modo de pensar, partilham o amor, o perdão, as preocupações e as alegrias. Quem tem responsabilidades públicas e pensa como o Evangelho, busca o bem de todos e não o próprio interesse. Religião não é dizer “Senhor, Senhor... mas fazer a vontade do Pai”, diz Jesus.




Nenhum comentário: