segunda-feira, 12 de maio de 2008

Humanae Vitae: visão de futuro!

Bento XVI sobre a Humanae vitae: verdade inalterada, coragem e visão de futuro
12/05/2008 - H2O News
O ensinamento da Humanae vitae “há 40 anos de sua publicação não somente manifesta inalterada a sua verdade, mas revela também a visão de futuro com a qual o problema foi enfrentado”.
O ensinamento da Humanae vitae “há 40 anos de sua publicação não somente manifesta inalterada a sua verdade, mas revela também a visão de futuro com a qual o problema foi enfrentado”. Assim, Bento XVI se dirigiu aos participantes do congresso na Universidade Lateranense por ocasião dos 40 anos da famosa Encíclica de Paulo VI. Um documento que se revelou “logo sinal de contradição”. Fruto de “uma decisão sofrida, constitui um significativo gesto de coragem ao reiterar a continuidade da doutrina e da tradição da Igreja”.
O discurso de Bento XVI é, portanto, de plena confirmação, mas não sem significativos aprofundamentos. O Papa fala sobre a centralidade do amor, sobre a dignidade da pessoa humana, sobre o valor da lei natural, e insiste na relação entre razão e amor, na qual “a razão instrui o amor e o amor ilumina a razão”, de modo que possam fazer surgir juntos a responsabilidade pela vida, diante da qual deve deter-se também o poder da técnica. “Como fiéis – diz o Papa – nunca podemos permitir que o domínio da técnica anule a qualidade do amor e a sacralidade da vida”.
Forte o chamado à urgência de uma adequada formação dos jovens à sexualidade, em que a liberdade se conjugue com a verdade, e a responsabilidade com a dedicação, de modo que esteja fora do raio de ação do egoísmo.

Nenhum comentário: