Publicamos neste modesto espaço, a carta-convite para a constituição das Comissões de Estudo que proporão uma nova identidade do universitário católico. Participe!
A Diaconia Universitária da Arquidiocese de São Paulo, órgão pastoral recentemente criado, propõe-se articular as universidades paulistanas no intuito de conquistar a identidade do universitário católico, de forma que se busque uma nova consciência do cristão que se educa para servir mais e melhor a Igreja e a sociedade civil. Como as demais instituições, a Universidade não nasceu definitivamente acabada, pronta e imutável no processo histórico da humanidade, mas sempre em evolução quanto ao ensino e aprendizado, quanto a pesquisa e extensão. As razões e as causas de sua criação remontam a Idade Média, tendo como marco referencial a Renascença do século XII. Nascida no coração da Igreja medieval, no decorrer do tempo, com as grandes conquistas da sociedade ocidental, sobretudo sob a influência do Iluminismo, a instituição escolar no geral foi sendo assimilada pela cultura ocidental, tornando-se uma instituição promovida por várias iniciativas de ordem confessional, pública e privada, tal como se configura hoje a Universidade, com seus diversos matizes ideológicos. Contudo, desde a sua origem, a Igreja pensou e criou a Instituição de Ensino Superior como corporação científica e religiosa, de Razão e Fé, universal e autônoma, para construir cidadania, servir a civilização católica da cidade, elevando seu nível cultural e capacitando profissionais que atendessem suas necessidades.
No ano que culmina o centenário da Arquidiocese de São Paulo, tempo em que também a Igreja universalmente celebra o ano santo dedicado a São Paulo, intrépido apóstolo da fé, missionário de Nosso Senhor Jesus Cristo e padroeiro de nossa Igreja particular, a Diaconia Universitária gostaria de convidá-lo (a) a participar das comissões de estudos e pesquisas avançados em preparação ao Congresso Universitário previsto para o 2º semestre de 2008.
A cada comissão é atribuída uma temática. As temáticas correspondentes às comissões envolvem o conhecimento e a vida. Todos os conhecimentos humanos, da Fé e da Razão, estão comprometidos e a serviço da vida. Por isso achamos oportuno adotarmos como pontos de partida para a reflexão e pesquisa as temáticas sugeridas pelo subsídio ABC da CF 2008, as quais merecem logicamente o devido aprofundamento nos campos próprios das ciências que as sustentam. A seguir apresentamos o elenco:
1. Economia e Vida
2. Sociedade e Vida 1: Educação e Vida
3. Sociedade e Vida 2: Saúde e Vida
4. Cultura e Vida
5. Religião e Vida
Na ótica da Diaconia Universitária, através desta iniciativa, pensamos envolver as universidades num clima de auto-conhecimento, de verdadeira colaboração, sobretudo as católicas, a descobrirem a sua natureza e identidade eclesial, civil e social; criar laços mais estreitos de vida e comunhão entre os universitários. Atualmente a Igreja demonstra não pouca preocupação com os jovens universitários que são destinatários do Evangelho da vida; que sejam integralmente formados nas diversas áreas da ciência, profissionais eficientes, pessoas forjadas na Fé e no Amor, pessoas apaixonadas por Jesus Cristo, discípulos e missionários do Mestre Maior, humanistas cristãos, agentes transformadores da realidade social, agentes construtores do Reino de Deus, Reino da Vida.
Que o Bom Deus Todo Poderoso, Senhor de toda Ciência, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo e Nosso, pela Força do Amor de seu Espírito Paráclito, abençoe e guarde todos os participantes.
LOCAL: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUC-SP)
DATA: 15 DE MARÇO DE 2008
HORÁRIO: 09h00
Fraternalmente,
Em Cristo Jesus,
Paz e Esperança !
Dom José Benedito Simão
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário