quarta-feira, 21 de março de 2007

Desafios Sociais: Missão de Todos

Dom Odilo presente na 25ª Assembléia dos Diáconos
Luziânia - GO - Janeiro de 2007

Em sua primeira entrevista como arcebispo indicado para a Arquidiocese de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer esclarece:“Os desafios sociais, a pobreza, a miséria, a violência, não são unicamente missão da Igreja. É o governo o principal responsável. A Igreja não tem competência decisória, mas é parceira das ações de melhorias sociais”.

O bispo auxiliar da Região Belém, Dom Pedro Luís Stringhini, afirma que uma das preocupações do clero paulistano é uma possível retomada da “Operação Periferia”. Nos anos 1970, sob comando de Dom Paulo Evaristo Arns, a Igreja se esforçou para estar presente em locais de expansão da metrópole.

Confrontado pelas declarações do Vaticano contra o uso de preservativos e o casamento após o divórcio, Dom Odilo saiu em defesa do Papa e afirmou que a Igreja tenta ser coerente com o Evangelho de Jesus Cristo. “No mundo controvertido, entendo a dificuldade de compreender a figura do Papa. A Igreja não é uma instituição que diz o que pode e o que não pode. Ela apenas mostra seus princípios”, explicou. Dom Odilo acrescentou que os jovens aguardam uma mensagem do Papa em sua visita ao Brasil. “A juventude está à espera de uma orientação”.

Até a realização do evento da missa de posse do novo Arcebispo, Dom Manuel Parrado Carral permanece como administrador apostólico da Arquidiocese de São Paulo, como um arcebispo interino. Ele afirmou, durante o anúncio da nomeação na sede da Cúria Metropolitana, que a preocupação com as pastorais sociais e com as missões devem estar presentes na nova gestão.
“A Igreja deve ser solidária e estar ao lado do povo”, afirmou Carral.

Um comentário:

bu disse...

Parabéns pelo blog, Tio! Vamos divulgar =)