quinta-feira, 1 de março de 2007

DICAS HOMILÉTICAS (2)

Bom Dia! Seguem mais dicas para reavivar nossa pregação.

FAÇA!

-Aprenda a usar bem o microfone (de pedestal, do altar, do ambão). Se for o microfone sem fio (esse é o melhor), segure-o ora com a mão direita, ora com a mão esquerda, fazendo os gestos com a mão que estiver livre.
-Com o microfone sem fio numa das mãos, passeie pelo presbitério, em frente aos fiéis, andando devagar de um lado para outro. Assim fazem os bons pregadores da televisão.
-Olhe para todos os seus ouvintes. Olhe para todos os lados. Não fique olhando só para um ponto. Derrame seu olhar para toda a platéia.
-Mantenha sempre um rosto sereno, calmo, se possível levemente sorridente e otimista.
-Fale com destemor, firme, com voz clara, pronunciando bem todas as palavras.
-Varie os gestos, para não parecer um robô repetitivo. Aprenda a movimentar os braços e as mãos, de modo elegante e convincente.
-A homilia seja sempre um momento de elevação espiritual (superando medos, monotonia, rotinas, desânimos e cansaços). A beleza salvará o mundo (Dostoiévsk). A estética salvaguarda a ética.
-Pregue o evangelho de Jesus (não o seu, nem o de Pedro, nem o de Paulo, nem o de Apolo!). Por isso, nada de “eu acho”, “eu penso”, “minha opinião” e outros.
-Ao pregar para telespectadores, olhe bem para a luzinha vermelha do aparelho receptor da Câmera. Assim você estará falando para os telespectadores em suas casas.
-Ao preparar-se, escreva sempre uma síntese, um “resumão” da sua homilia, em quatro ou cinco tópicos importantes. Use o marca textos para ressaltar os pontos básicos, tornando assim mais proveitosa a releitura das apostilas e resumos.
-É perigoso, além de muito trabalhoso, decorar as homilias.

PREGUE SEMPRE A SUA HOMILIA:
- COMO SE FOSSE A SUA PRIMEIRA HOMILIA
- COMO SE FOSSE A SUA ÚLTIMA HOMILIA

- COMO SE FOSSE A SUA ÚNICA HOMILIA

Nenhum comentário: