sábado, 28 de junho de 2008
Evangelho São Pedro
sexta-feira, 27 de junho de 2008
ANO PAULINO: Objetivos Fundamentais
No próximo dia 28 de junho será inaugurado o Ano Paulino, uma ocasião para redescobrir a figura do apóstolo das gentes. A recordá-lo é o arcipreste da Basílica de São Paulo fora dos Muros de Roma, o cardeal Andréa Cordero Lanza di Montezemolo.
Os dois objetivos centrais do ano jubilar são: aprofundar o ensinamento de São Paulo, cuja leitura não é sempre fácil, e encorajar o aspecto ecumênico.“O Papa disse muito claramente que o Ano Paulino deve contribuir a fazer conhecer aos católicos e aos cristãos em geral quem é São Paulo, o que ele representa, o que fez, o que disse”.
“Muitas vezes São Paulo não é muito conhecido. É muito citado na liturgia de todos os dias, é citado em continuação, mas alguns dos seus escritos são as vezes herméticos, difíceis, ocorre então compreendê-los melhor, analisá-los, estudá-los”.
“Uma segunda finalidade que o Papa evidenciou é o do ecumenismo: isto é agir, operar, rezar pela unidade dos cristãos. Nenhuma outra Basílica, nenhuma outra igreja de modo particular como São Paulo fora dos Muros tem essa tarefa particular sobre a unidade. Rezar, fazer e agir pela unidade”.
A Arquidiocese de São Paulo celebrará no dia 29 de junho às 11h00 na Catedral da Sé, Santa Missa presidida pelo cardeal arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer. Participemos deste importante momento para que este ano seja um verdadeiro redescobrir da fé, fundamentada em Cristo e muito bem alicerçada pelo apóstolo dos gentios, Paulo.
Camisinha Federal! Camisinha do Lula.
Camisinha nas Escolas - A Camisinha do Lula
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta quinta-feira (26) o início da produção de 400 máquinas de camisinhas que serão instaladas nas escolas públicas que participam do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE).
Fonte: Globo.com
Esta notícia representa o "esforço e a inteligência" do Governo Lula para melhorar o sistema de saúde público. Já que não temos médicos devidamente preparados e remunerados, já que não temos leitos hospitalares, já que não temos equipamentos para análise e detecção de doenças, já que não temos prontos-socorros, já que não temos funcionários qualificados na enfermagem, vamos investir em “camisinhas”.
Lamentável, mas infelizmente não é só isso. Nossos jovens estudantes não têm um sistema de ensino com qualidade proporcional ao volume de impostos arrecadado da classe trabalhadora. Como resolver esse problema? Fácil! Deixe os jovens pensarem que o sexo é a plena realização do ser humano. Com o prazer incentivado, todos ficarão menos preocupados com a melhoria do ensino, pois o prazer sexual distrai e deixa o estudante feliz. Na Roma antiga, dava-se ao povo “pão e circo”. E o império prosperava. Aqui damos cesta básica, camisinha e futebol. E a ditadura voltará (ou já voltou?).
Os jornais do mundo destacam o Brasil como o segundo maior consumidor de cocaína. A maconha tem seu consumo garantido em toda a nossa sociedade, inclusive entre os estudantes. Será que ninguém percebe os rumos catastróficos dessa atual política feita por exploradores e usurpadores do dinheiro público?
Se as Entidades que ainda defendem a ética e alguns poucos princípios de moralidade não agirem com mais presteza, certamente teremos um desconcertante futuro para a próxima geração.
Será que nas próximas eleições, nosso voto poderá mudar alguma coisa ou o povo continuará votando em pessoas coniventes com o atual sistema social. Quem viver verá!
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Contra o Tráfico de Pessoas
Luta contra o tráfico de pessoas
O encontro foi promovido pela União Internacional das Superioras Gerais junto com a Organização Mundial das Migrações. A chave do congresso foi a criação de uma rede de pessoas para unir forças, partilhar metas, recursos e estratégias diante dessa problemática para a qual a prevenção é a melhor solução. Desde 2004 se está trabalhando neste tema que busca consolidar uma rede mundial.
“Antes nos concentrávamos no tráfico de brancas e sua prevenção. Hoje, estamos tentando centrar a atenção, porque nos pediram, nos homens. Porque cremos que se não o pedem não haverá resposta. Assim nos concentramos neste pedido. Eles deveriam deixar de explorar esses inocentes e a esta gente vulnerável”.
“Neste momento, um grupo de homens religiosos nas Nações Unidas está tentando unir-se, para formar porque vimos as irmãs trabalharem por muitos anos no tráfico de brancas. Assumimos um compromisso para formar um grupo de homens religiosos e assim dirigir o tema do tráfico de jovens e homens, e assim ver o modo de prevenir para mudar a mentalidade e os corações dos homens”.
Liberdade e Justiça Fundadas na Fé
Bento XVI: os valores de liberdade e justiça devem ser fundados na fé
ANO PAULINO: Celebrações marcam o início
As principais catedrais e igrejas do Brasil terão celebrações especiais no próximo final de semana, para marcar o início do Ano Paulino.
A Família Paulina, composta por cinco congregações religiosas (Paulinos, Paulinas, Discípulas, Irmãs de Jesus Bom Pastor e Apostolinas), divulgou esta terça-feira algumas iniciativas confirmadas.
Na Catedral da Sé, em São Paulo, o cardeal Odilo Pedro Scherer presidirá à missa no domingo 29 de junho, às 11h, momento em que se reunirão as diversas regiões episcopais e pastorais da Arquidiocese.
No Rio de Janeiro, a Família Paulina celebrará a Abertura do Ano Paulino no dia 3 de julho às 18h30. A missa será na igreja do Bom Parto, com a presidência de Dom Edson de Castro Homem, bispo auxiliar do Rio de Janeiro.
Já em Belo Horizonte, haverá missa no dia 29, na paróquia Santa Mônica, transmitida pela TV Horizonte.
Em Brasília, a abertura do Ano Paulino será no domingo, às 10h30, com missa na Catedral Metropolitana, presidida por Dom João Braz.
Na arquidiocese de Fortaleza, a abertura será também no domingo, com Celebração Eucarística às 8h, presidida por Dom José Aparecido Tosi Marques, transmitida pela TV Ceará.
Os Padres e Irmãos Paulinos e Família Paulina reúnem-se no Santuário de Aparecida para celebrar a abertura do Ano Paulino, no dia 12 de julho, às 9h, com solene Eucaristia presidida pelo cardeal Odilo Scherer. Esta celebração será transmitida por 4 TVs católicas: Rede Vida, Aparecida, Nazaré e Horizonte.
Outras iniciativas
Com o intuito de tornar São Paulo mais conhecido, a Família Paulina imprimiu 500 mil livrinhos «Conheça o Apóstolo Paulo», de autoria do biblista pe. José Bortolini.
Confeccionaram-se ainda 14 mil cartazes e 80 mil orações a São Paulo para distribuição. Com todo esse material se fez um kit, enviado para todas as paróquias e bispos do Brasil, procurando popularizar subsídios sobre o apóstolo.
Para o mês de setembro, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) selecionou para reflexão do mês da Bíblia a Primeira Carta aos Coríntios. A Paulus Editora, em parceira com o Centro Bíblico Verbo, apresenta este conteúdo no folheto Bíblia-Gente, no formato de círculo bíblico.
Acaba de sair, em co-edição entre edições Loyola, Paulus e editora Vida Nova, o «Dicionário de Paulo e suas cartas», bem como sairão ou já saíram outros livros, como a «Novena a São Paulo», «Paulo de Tarso – história de um apóstolo».
Prepara-se para o mês de março de 2009 um simpósio sobre o apóstolo em São Paulo, contando com a presença de especialistas em Escritos Paulinos.
O SEPAC (Serviço à Pastoral da Comunicação) promoverá, no segundo semestre de 2008, dois cursos sobre o Apóstolo Paulo para agentes de pastoral e demais interessados. Os Centros de apostolado da Família Paulina em todo o Brasil promoverão cursos.
Fonte: site Zenit
terça-feira, 24 de junho de 2008
Sínodo dos Bispos 2008
segunda-feira, 23 de junho de 2008
Projeto de Lei de Combate à Corrupção Eleitoral
| Na Região Episcopal Brasilândia da Arquidiocese de São Paulo, o Clero tem se empenhado em preencher as listas com as assinaturas para o Projeto de Lei. Os diversos grupos pastorais colaboram e incentivam a todos os que tem direito a voto para que assinem esse projeto. É uma atitude concreta na demonstração de que o povo brasileiro não compartilha com o tipo de políticos que se intitulam "candidatos" a cargos públicos, tendo um passado de vida criminal que mácula seu caráter. Comitês 9840 se mobilizam pelo Brasil para aprovar novo projeto de lei segunda: 23 de junho de 2008 |
| Os comitês 9840 estão se mobilizando por todo o Brasil. A campanha pela coleta de 1,3 milhão de assinaturas para o novo Projeto de Lei do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) conta, também, com o apoio de entidades voluntárias. O MCCE mostra expectativa de superar a meta mínima de 1,2 milhão de assinaturas que aprova o novo projeto de lei. Depois de conquistada, a Lei 9840, que permite a cassação de registros e diplomas eleitorais, em razão da prática da compra de votos e o mau uso da máquina administrativa, a campanha para aprovar o novo projeto de lei ganha força e o apoio da população brasileira. As campanhas acontecem em diversos estados e municípios brasileiros. Desde abril, a ação do comitê estadual envolve seminários nos municípios do Estado do Pará, estimulando e criando novos comitês. "A gente passa orientação, estimula a participação e as pessoas acatam nossa causa", comemora a representante do Comitê, Irmã Marie Henriqueta. O Comitê 9840 no estado é formado pela Comissão Brasileira Justiça e Paz do No Estado O apoio ganha força, também, no Paraná, por meio da Pastoral Fé e Política, da diocese de Guarapuava, que aderiu voluntariamente à campanha. A Pastoral se mobiliza repassando as informações do projeto de lei a todas as paróquias e associações de bairro do município e da Associação Comercial e Industrial de Guarapuava (Acig). “A Meta é conseguir 30 mil assinaturas”, diz o participante da Pastoral, Informações pelo telefone (61) 2193 9658 ou no site <http://www.lei9840.org.br/iniciativapopular.htm> Fonte: site da CNBB |
sexta-feira, 13 de junho de 2008
Podcast Católico - Evangelizar é preciso!
Assim o entende o Padre Roderick Vonhögen, pioneiro de podcasts católicos que participou recentemente num congresso na Universidade Pontifícia da Santa Cruz em Roma sobre comunicação na Igreja.
“Creio que atualmente temos uma grande oportunidade para que a Igreja utilize os novos meios podcasting para alcançar a juventude que não lê os nossos jornais católicos nem vê os programas católicos na televisão. Isto é o que tem feito a SQPN, Star Quest Production Network”.
“Em www.sqpn.com pode-se encontrar cerca de 30 ou 40 programas sobre cultura moderna; já alcançamos 250.000 jovens metade dos quais não são católicos, por isso temos que desenvolvê-lo como Igreja Católica.”
Este grande fenômeno de comunicação católica começou quando o Padre Roderick, que vive na Holanda, estava em Roma e João Paulo II adoeceu.
“Comecei o podcast precisamente aqui no Vaticano quando vim assistir a uma conferência e a saúde de João Paulo II piorou. Registrei o que sucedia, entrevistei algumas pessoas e coloquei-o na Internet em formato áudio mp3. No dia seguinte tinha sido descarregado por centenas de pessoas e no dia depois por milhares; e pensei, wow, não tenho tanta gente na Igreja, vamos usar este meio para alcançar milhares e milhares de pessoas que querem saber mais sobre a fé Católica.”
Fonte: site H2O News
quarta-feira, 11 de junho de 2008
NOTA DE DOM ODILO À NOMEAÇÃO EPISCOPAL

NOMEAÇÃO EPISCOPAL
PADRE ANTÔNIO CARLOS ROSSI KELLER
Tenho a grande alegria de comunicar que no dia de hoje, 11 de junho de 2008, o Papa Bento XVI nomeou Bispo da diocese de Frederico Westphalen, RS, o Rev.mo Padre Antônio Carlos Rossi Keller, Pároco da paróquia S. Antônio, Limão (Região Santana).
A nomeação episcopal de Pe. Keller é motivo de alegria e honra ao clero da Arquidiocese de São Paulo, que vê um de seus membros sendo chamado para a missão episcopal. Na nomeação episcopal de Pe. Keller, também nossa Arquidiocese sente-se chamada e enviada em missão de maneira muito concreta.
Ao Padre Keller, sinceros e efusivos cumprimentos e votos de bênção. Rezemos para que Deus o ilumine e lhe conceda sempre a graça de exercer com grande fruto o pastoreio do rebanho que Deus confia aos seus cuidados.
São Paulo, 11 de junho de 2008
+ Odilo Pedro Scherer
Nomeação do Bispo de Westphalen (RS)

NOMINA DEL VESCOVO DI FREDERICO WESTPHALEN (BRASILE)
Il Papa ha nominato Vescovo di Frederico Westphalen (Brasile) il Rev.do Antônio Carlos Rossi Keller, del clero dell’arcidiocesi di São Paulo, finora Parroco della Parrocchia "Santo Antônio" nella medesima arcidiocesi.
Revdo Antônio Carlos Rossi Keller
Il Revdo Antônio Carlos Rossi Keller è nato il 23 febbraio 1953 a São Paulo, nell’omonima arcidiocesi. Ha frequentato il corso di filosofia presso il Seminario "Santo Cura d’Ars" e la Facoltà "Associadas do Ipiranga" e quello di Teologia presso la Facoltà "Nossa Senhora da Assunção" a São Paulo. Come alunno del Pontificio Collegio Pio Brasiliano, ha conseguito la licenza in Teologia Spirituale presso l’Università Gregoriana. Ha frequentato anche, negli anni 2004 - 2005, il Corso per Formatori nei Seminari della Congregazione per l’Educazione Cattolica.
Ricevuta l'ordinazione sacerdotale il 24 giugno 1977, ha esercitato poi i seguenti incarichi pastorali: Vicario parrocchiale della Parrocchia "Nossa Senhora da Penha"; Parroco della Parrocchia "Santo Onofre"; Parroco della Parrocchia "Santo Antonio do Limão"; Direttore spirituale del Seminario Arcidiocesano di Filosofia "Santo Cura d’Ars; Responsabile dalla Formazione dei Diaconi permanenti; Assistente ecclesiastico delle Federazioni delle Congregazioni Mariane; Professore di Liturgia e di Teologia spirituale nel Seminario Propedeutico "Nossa Senhora da Assunção"; Professore di Filosofia della Religione presso l’Istituto Filosofico degli "Arautos do Evangelho". È l’ideatore e responsabile del sito internet "www.presbiteros.com.br".
Fonte: site do Vaticano
Padre Keller é nomeado Bispo
Bento XVI nomeou nesta quarta feria 11 de junho de 2008, o Padre Antônio Carlos Rossi Keller o novo bispo para a diocese de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, vacante desde março de 2006.
O novo bispo de Frederico Westphalen é natural de São Paulo. Ordenado em junho de 1977, Padre Antônio Carlos, 55, cursou filosofia no Seminário Santo Cura d’Ars e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Exerceu as funções de vigário paroquial no Santuário Nossa Senhora da Penha, em São Paulo; membro nomeado pela CNBB para a Comissão bilateral Anglicana-Católica Romana e professor no Instituto São Boaventura, na diocese de Santo Amaro.
Atualmente, além de pároco de Santo Antônio do Limão, na Região Episcopal Santana, em São Paulo, padre Carlos é diretor espiritual no Seminário Santo Cura d’Ars da Arquidiocese de São Paulo; professor no Seminário Arquidiocesano Propedêutico e no Instituto Filosófico Aristotélico Tomista dos Arautos do Evangelho. O Padre Keller é também formador e acompanhante dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de São Paulo.
Fé e Razão na Universidade!
Fé e razão na universidade
400 professores de 26 países se reuniram no VI Simpósio de docentes universitários, organizado pelo Vicariato de Roma, que se realizou de 5 a 8 de junho de 2008 na Pontifícia Universidade Lateranense.
“A filosofia e a teologia devem ter como objetivo alargar os espaços da racionalidade em um diálogo profundo com a ciência”, afirmou o cardeal Camilo Ruini, Vigário do Papa para a diocese de Roma, na sessão inaugural da qual participou também o recém-eleito prefeito de Roma, Gianni Alemanno.
O estudo se dividiu em 4 áreas de investigação filosófica: ciência, religião, antropologia e sociedade.
O presidente do Pontifício Conselho para a Cultura descreve o decisivo papel do professor universitário.
Dom Gianfranco Ravasi - Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura
“É muito importante este congresso no qual se reúnem especialistas e acadêmicos universitários de diferentes países para estudar um tema muito importante como é a filosofia. A filosofia que, em certo sentido, une a fé com a investigação científica”.
“Este congresso é interessante porque convoca países, línguas e culturas diversas para uma reflexão comum dos que têm como objetivo a educação dos jovens dentro da universidade, para que sejam capazes de interrogar-se verdadeiramente sobre as perguntas importantes”.
“Um autêntico professor universitário, um verdadeiro mestre, deve conseguir que seus alunos se interroguem acerca do sentido último da história e de sua própria vida”.
Doutrina Social da Igreja - Cardeal Martino

Sugerimos aos irmãos diáconos que puderem, participarem dessa Palestra, pois á diretamente ligada ao ministério da Caridade, tão importante em nossa caminhada diaconal.
O Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP, a Oficina Municipal e a ADCE-SP
Convidam para a palestra:
"A Esperança na vida da cidade e a Doutrina Social da Igreja"
Como a esperança pode iluminar a vida das pessoas e a luta pela justiça e pelo bem comum ?
Por ocasião do Centenário da Arquidiocese, uma reflexão sobre a contribuição da Igreja para a vida na grande cidade.
Com o Cardeal Renato Martino, Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz.
Com a presença de Dom Odilo Cardeal Scherer
Dia 11 de junho de 2008, quarta-feira, às 20h, no Tucarena - Rua Monte Alegre 1024 - Perdizes
Atestados: ao final do evento serão fornecidos atestados aos participantes que desejarem.
A Importância da Evangelização Militar!

Publicamos a notícia obtida no site da Zenit, no dia 10 de junho de 2008. O tema é de suma importância e alguns colegas diáconos já participam desses trabalhos. Quiça teríamos uma possível "Diaconia Militar"....
Cardeal Martino em um curso para capelães militares brasileiros
«O militar cristão está chamado não só a prevenir, enfrentar e pôr ponto final nos conflitos, mas a contribuir para a reconciliação e a edificação de uma ordem baseada na verdade, na justiça, no amor e na liberdade», afirma o cardeal Renato Raffaele Martino.
O presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz interveio com estas palavras, nesta terça-feira, em um curso para capelães militares brasileiros celebrado em Itaici (Indaiatuba).
O encontro foi organizado pelo Ordinariato militar brasileiro para aprofundar na assistência espiritual dos membros das forças armadas.
«O alfabeto da paz está inscrito pelo Criador na mente e no coração da pessoa e pode vencer toda propensão irracional à guerra», afirmou o purpurado.
«A paz é possível se os homens se reconhecem reciprocamente como titulares de direitos inalienáveis ligados à sua natureza original», seguiu dizendo. Por este motivo, afirmou o purpurado italiano, os militares, que cada vez estão mais envolvidos em operações humanitárias e missões de paz, são percebidos como «ministros da segurança e da liberdade».
Assim se entende, sublinhou, a importância de «sua evangelização e de sua catequese no âmbito de uma pastoral militar orientada a promover a caridade (em particular durante os conflitos armados), a dignidade das pessoas, a unidade da família humana e a paz».
Em sua intervenção, o cardeal sublinhou também a exigência de formar os militares no Direito Internacional Humanitário, que busca afirmar a dignidade humana e a solidariedade entre as partes enfrentadas e mitigar a desumanidade da guerra.
Com este objetivo, o Conselho Pontifício Justiça e Paz organizou dois cursos internacionais de formação dos capelães militares católicos sobre Direito Humanitário, em 2003 e 2008, cujas atas serão publicadas logo pelo Conselho Vaticano.
segunda-feira, 9 de junho de 2008
PARABÉNS ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO!
No momento em que a Arquidiocese de São Paulo celebra a solene Eucaristia de encerramento das comemorações do Primeiro Centenário da Arquidiocese, desejo associar-me ao jubiloso canto de Ação de Graças ao Senhor, pelos abundantes frutos de vida cristã com os quais quis abençoar esta querida Igreja local.
Este acontecimento constitui uma etapa significativa na história de uma Igreja. É a história de um povo, dos Bispos, dos presbíteros - com suas paróquias, capelas e comunidades; dos Movimentos, Associações e das novas realidades eclesiais, expressão viva da perene juventude da Igreja! E também a história das Congregações e Ordens religiosas; masculinas e femininas, que trabalharam e trabalham incessantemente para edificação do Reino de Deus. Todos se reúnem em tomo à Catedral da Sé, onde se congrega o Povo de Deus animado pelos ideais de te e coragem dos seus Pastores.
O cenário hoje adquire uma amplitude sem precedentes. É o Estádio do Pacaembu o lugar escolhido para reunir, no coração da paulicéia, todo este mundo sem par de fiéis que se congraça para celebrar o centro nevrálgico de uma Arquidiocese em festa. Parece indicar e justificar, por um lado, com sentido profético, as palavras com as quais São Pio X elevou São Paulo à condição de Sede Metropolitana; com efeito, a Bula “Dioecesiumnimiam Amplitudinem” serviu de auspício para o futuro desenrolar da histó ria: durante estes 100 anos foram criadas no Estado de São Paulo 40 dioceses, além das 3 circunscrições de rito oriental (maronita, greco-melquita e armeno-católica). As seis Províncias eclesiásticas, São Paulo, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto, Aparecida e Sorocaba estão bem a demonstrar a vitalidade da Igreja, seu caminho evangelizador e o testemunho dado pelos pastores que nos deixaram uma rica herança de vida eclesial.
Por outro lado, conservo com particular alegria a recordação dos instantes que a Providência concedeu-me presenciar naquela verdadeira festa espiritual que foi o encontro com a Juventude Latino-americana do ano passado. Não quererá tal manifestação indicar novamente aquela ampli tudinem - uma dimensão, que a fé de um povo permite alcançar quando congregado sob um único Pastor, nosso Senhor Jesus Cristo?
No dia 8 de Junho, o ponto álgido da Celebração eucarística receberá nova luz e brilhantismo. A ocasião será propícia para entronizar o Apóstolo Paulo, como Patrono da Arquidiocese de São Paulo - uma feliz circunstância destinada a valorizar ainda mais o Ano Paulino para que, Deus queira, dê frutos abundantes para a Comunidade eclesial paulistana. Sem dúvida, todas as dioceses existentes na imensa geografia nacional, levam no seu bojo uma história de realizações e de feitos, cujos frutos só Deus-Pai, Senhor da história conhece. São Paulo leva em si este mesmo singular arrojo evangélico e profético. Enriquecida por esta preciosa herança, faço votos que a querida Sede Metropolitana paulista prossiga Marcando, à luz do Espírito Santo consolador, os destinos desse povo proclamando, com fé e caridade evangélicas, a Palavra de Deus através de uma Pastoral cheia de vitalidade, e inspirada pelas diretrizes auspiciadas em conjunto com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Como Sucessor de Pedro, aquela “preocupação por todas as Igrejas” que levo na alma, adquire um novo matiz. Hoje elevo fervorosas preces a Deus Todo Poderoso, a fim de que esta significativa celebração anime todas as forças vivas desta Igreja local a um marcado protagonismo evangelizador, na proclamação assídua da Palavra de Deus, através do impulso apostólico de todos, jovens ou menos jovens, especialmente pelo convite à reconciliação e à penitência; no esforço inteligente e generoso por defender a família e a vida de todo ser humano, do não nascido ao paciente terminal: todos levam em si a faísca do dom da vida dado por Deus e que só Deus pode dar por concluída. Desejo também unir-me espiritualmente às diversas dimensões da Pastoral arquidiocesana e por todas peço ao Senhor para que se prossiga, com renovado ardor missionário, na tarefa evangelizadora, sendo “sal da terra e luz do mundo) (Mt 5,13).
Senhor Arcebispo, ao assegurar minhas preces pelo bem e felicidade do Povo fiel da Arquidiocese com as suas regiões episcopais, peço a Deus pelas autoridades estaduais e municipais da metrópole a fim de que prossigam zelando pelo bem comum dos seus cidadãos, de modo particular pelos enfermos, pelos pobres e abandonados e, de modo geral, para contribuir pela paz e pelo progresso desta nobre Nação brasileira.
Com estes auspícios concedo ao Senhor Cardeal e aos Cardeais, Arcebispos e Bispos presentes na Celebração eucarística, ao clero, diáconos permanentes e seminaristas, aos religiosos e a todo o povo fiel uma especial Bênção Apostólica.
Vaticano, 22 de Maio,
Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo .
sexta-feira, 6 de junho de 2008
São Norberto - 6 de junho
"Neste dia, lembramos a vida de santidade do fundador da Ordem Premonstratenses, conhecidos também como os Monges Brancos. São Norberto nasceu na Alemanha (Renânia), em 1080, numa família nobre de muita influência. Jovem simpático, elegante, dado aos esportes, à caça, à vaidade e aos jogos da época. Era considerado um homem de Igreja, porém na vida não testemunhava o seguimento ao Cristo. Aconteceu que, certa vez, ao passear de cavalo pegou um temporal que atingiu seu animal com um forte raio, que o matou e lançou o santo no chão desacordado. Ao voltar em si, tomou consciência pela graça divina do triste estado em que andava sua alma. A partir deste fato, entrou num forte processo de conversão.
São Norberto renunciou tudo aquilo que o fastava de Deus e dos irmãos, trocando toda a riqueza pela pobreza de um pregador penitente e itinerante. Foi ordenado presbítero em 1115.
Muitas vezes, foi perseguido pelas suas fervorosas pregações realizadas na Alemanha e na França, mas em tudo teve a bênção do Papa, tanto assim que foi escolhido e ordenado Bispo, e em seguida Arcebispo de Magdeburgo em 1126, empenhando-se com entusiamo na reforma da vida cristã e na propagação do Evangelho entre as populações pagãs da vizinhança.
Morreu com 54 anos, sendo considerado o maior reformador do século XII.
São Norberto, rogai por nós!
Números do Diaconado Paulista
A Vocação Diaconal, embora não tão divulgada como a Vocação Presbiteral e Vocação Religiosa, vem sendo mostrada pelo testemunho de tantos Diáconos fiéis à Vocação, à Família e à Igreja. As comunidades estão descobrindo e valorizando o papel do Diácono, em especial nas pequenas comunidades das paróquias.
Também está havendo maior abertura dos responsáveis pelas Pastorais Sociais quanto à participação e assessoria dos Diáconos. Muitos Bispos, felizmente, estão destinando os serviços da Caridade aos que recebem esses carismas, sem que se descuidem das três dimensões do serviço: a Palavra, a Caridade e a Liturgia. Mais felizes ficamos quando os nossos irmãos de ministério vislumbram e exercem prioritariamente a Dimensão da Caridade.
As Escolas Diaconais devem oferecer aos candidatos toda a formação possível, mas os candidatos e seus formadores não devem esquecer que é na prática pastoral que se forma o verdadeiro servidor. Recordemos aqui as palavras do Diácono Duran (Diáconos 23, junho de 2008): “Fica claro nesta orientação (na formação) a necessidade de esclarecer aos candidatos da natureza própria do diaconato. Refletir ao longo da formação sobre a totalidade das peculiaridades específicas deste ministério... O grande desafio é respeitar a natureza própria de cada grau do ministério ordenado. Ter caminhos formativos específicos para cada um deles. Dar condições para que cada um se realize em plenitude segundo a natureza própria do seu ministério... Formar candidatos ao diaconato conscientes de que com a ordenação não se alcança status, honra e poder”.
O expressivo número de 537 Diáconos até 31 de maio de 2008, e 326 candidatos freqüentando Escolas Diaconais (quatro foram ordenados na diocese de Santo André no dia 31 de maio, daí a diferença em relação aos números anteriores) nos dá a certeza de que somos importantes na vida da Igreja como simples servidores, e “fazendo tudo e tão somente o que nos compete” (Missal Romano).
O presidente da CND, Diácono Odélcio Calligaris Gomes da Costa, costuma ressaltar a importância do Diaconado Paulista no contexto do país. Não somente pelo número, mas pelo apoio de Bispos e Presbíteros. Que nosso diacônio sempre responda ao chamado da Igreja, que se definam prioridades de atuação na vida familiar, na vida profissional e na Igreja, que nos permitam ter formação permanente, estar sempre atentos às necessidades do povo de Deus, estar em contínuo contato com nossos irmãos de ministério de todos os regionais. Esperamos voltar a ter contatos com a Comissão Regional dos Diáconos – CRD Nordeste 5, que é nossa CRD irmã. Propomos-nos a auxiliar naquilo que for necessário e possível. São Lourenço, nosso padroeiro, rogai por nós!
Diác. José Carlos Pascoal
Presidente do Regional Sul I e Assessor de Comunicação da CND
O Servo, Informativo da Comissão Regional dos Diáconos Sul I
Ano II - n º 21 – 2 de Junho de 2008



